(Relatório do painel)
A diversificação da Família atual e sua influência na educação – Elizabeth Shenker
Os primeiros mediadores da aprendizagem são os pais, seguidos da família, escola e sociedade.
A instituição familiar passa por transformações decorrentes do contexto econômico e social, presente hoje em uma estrutura familiar com novos padrões (pais separados, crianças criadas por avós e outros).
Educar significa desenvolver o potencial de aprendizado, sendo potencial aquilo que a criança traz consigo (sócio-cultural, afetivo, habilidades psicomotoras e cognitivas).
Segundo a teoria de Reuven Feurstein, o aprendizado necessita de um mediador para que se possa efetivar.
Apesar das constantes transformações na família e na escola, estas continuam sendo as primeiras fontes de influência emocional, cognitiva e ética nas crianças.
A creche como parceira da família na educação – Carlos Maldonado
Breve contextualização da qualidade de ensino no Brasil, acentuando que o atual modelo educacional não atende às potencialidades e necessidades das crianças enquanto sujeitos de direito.
O atendimento em creches públicas no Brasil é novo, e no município de Cuiabá tem-se priorizado e investido na educação infantil numa cooperação entre o poder público, sociedade e família, na busca de um novo modelo de atendimento.
O atendimento em creches em Cuiabá está sob a responsabilidade das Secretarias de Bem Estar Social, Saúde e Educação.
Foi aprovada uma lei que cria carreira de profissionais que atuam em creches, com proposta de uma nova profissão, “Paidoscultora”, que compreende profissionais de ensino médio, profissionalizante, superior, mestres e doutores.
Problemas e oportunidades da Educação Infantil nos meios de comunicação – Marcos Fuchs
Breve relato do papel da ANDI, em que o principal objetivo é estimular a qualificação da mídia sobre a temática da criança e juventude e dessa forma veicular informações fidedignas.
Divulga as publicações da ANDI acerca da infância, dando ênfase àquela que aborda a educação infantil: “Cidadania antes dos sete anos”.
A imprensa, de um modo geral, pouco divulga as questões de educação, enfocando mais textos factuais sobre a estrutura física e não as ações educacionais e a formação dos profissionais.
Decorrente do trabalho da ANDI, ocorreu um incremento de cerca de 1000% de matérias referentes às crianças e jovens, sendo em 1996 10.700 matérias, que passaram, em 2003, para 115.782.
Frisa a responsabilidade dos profissionais da imprensa, uma vez que a informação é um bem público, além de ter uma responsabilidade social.
Pontos destacados no debate:
Cuiabá é a 4ª capital do Brasil com maior número de vagas em creches, mas que mesmo assim não atende à demanda local.
Alfabetização precoce (antes dos cinco anos) depende da maturidade da criança.
Interação mediada vai ajudar a criança no aprendizado, conforme a sua capacidade.
Cuiabá desenvolve modelos de Educação Infantis alternativos e com bons resultados.
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